Vamos embarcar em uma viagem pelo túnel do tempo? Para quem já conhece um pouco da nossa trajetória, especialmente os mais antigos, talvez algumas partes pareçam confusas. Eu mesma passei por momentos de incertezas, mas cada um desses momentos me ensinou valiosas lições, como se fossem anos de aprendizado condensados em três.
Em 2013, dei meus primeiros passos no Instagram, sem saber ao certo como aproveitar essa ferramenta. Acredite ou não, tudo o que hoje parece tão comum e ensinado por aí, eu já estava fazendo. Foi um período de experimentações, onde testava o que funcionava e o que não funcionava. O Instagram se tornou uma plataforma incrível para o nosso crescimento, permitindo que nossa marca alcançasse lugares inimagináveis e conquistasse o reconhecimento nos 4 cantos do Brasil, além de parcerias com diversos famosos e influenciadores.
Entretanto, com o sucesso, também surgiram as pessoas aproveitadoras. Em 2015, menos de dois anos após do lançamento, abrimos nossa loja física. Mas, em poucos meses, descobri que outra loja, com um nome parecido com o nosso e sem CNPJ, estava aplicando golpe nos consumidores, vendendo produtos sem entregar. Foi uma das fases mais desafiadoras da minha jornada. Naquela época, eu não tinha o conhecimento que tenho hoje, mas essa experiência foi meu maior aprendizado.
A pressão era tão intensa que desisti do processo de registro da marca e tomei a difícil decisão de mudar o nome. Passei um fim de semana aos prantos, pesquisando e pensando em um novo nome que fosse único. E foi assim que, no ano de 2016, a partir da combinação das letras de “Puro Luxo”, nasceu a PLUXY e ao descobrir seu significado — “luxuosa” — eu me apaixonei! Mas dessa vez, antes de divulgar, garanti a regularização da marca junto ao INPI e em 2017 consegui o registro, para honra e glória do Senhor.
O sucesso com PLUXY continuou, mas eu comecei a perder o ritmo da profissional que sempre fui e desanimei. Passei a trabalhar mais pelo dinheiro do que pelo amor e pelos propósitos que me motivaram no início. O dinheiro é importante, mas não deve ser o foco principal; o propósito é o que faz a diferença em tudo o que fazemos.
De 2017 a 2019, eu gastava todos os ganhos que tinha, deixei de investir em melhorias e marketing. Muitas coisas ruínas aconteceram:
– Perdemos a entrada de um apartamento.
– Sofri um acidente de trânsito que me afetou emocionalmente.
– Fui assaltada e tive minhas contas fraudadas.
– As terapias não me ajudavam e acabei engordando 20 kg.
Com isso tudo, acabei me esquecendo de todas as coisas boas que já tinham me acontecido.
Em julho de 2019, conheci um emagrecedor através de uma amiga e consegui perder 12 kg. As pessoas começaram a me perguntar sobre a minha transformação, dando início a um novo negócio, o @SENDOSAUDAVEL360, em 2020.
Apesar de ser um ano desafiador devido à pandemia, para nós, foi um divisor de águas — um período de milagres e transformações. Enquanto o mundo parava, eu agradecia, pois não queria mais nada. Mas a preocupação com as contas era real: quem compraria acessórios e roupas em tempos de lockdown?
Meu marido sugeriu de vendermos marmitas de comida e hambúrgueres, apenas até a pandemia passar, algo temporário. Mas, surpreendentemente, deu muito certo! Começamos na cozinha de casa e, em apenas 15 dias, tivemos que montar uma cozinha na garagem. Em menos de dois meses, já contávamos com três entregadoras para o delivery e começamos a pensar em abrir um espaço físico. Em três meses, estávamos com a chave do salão comercial nas mãos.
Minha intenção nunca foi de ficar no negócio. Eu só queria ajudar o marido a estruturar tudo e eu continuaria com a Pluxy. E para levantar dinheiro pra reforma do salão, não paramos um minuto com a loja, foi o período que menos dormimos rsrsrsrs, trabalhamos incessantemente para bombar as vendas e, com o dinheiro, finalizar o restaurante e inaugurá-lo. Graças a Deus, as vendas da loja dispararam e, em outubro, decidimos abrir um lugar para que as clientes pudessem experimentar e retirar os pedidos.
Inaugurei o espaço dos meus sonhos, que continuou vendendo muito. Porém, após seis meses, a casa acima do nosso negócio ficou disponível, o local era bem maior e o aluguel era apenas 300 reais a mais. Eu não queria transferir minha loja, já havíamos feito três reformas seguidas e eu não aguentava mais, porém seria melhor para os dois negócios, então mesmo não querendo eu aceitei. Se eu tivesse visualizado o futuro, talvez não tivesse tomado essa decisão precipitada, pois foi uma fase difícil. Perdi a vendedora que cuidava do antigo local, a reforma demorou quase um ano, me endividei e cheguei à exaustão.
Apesar de hoje entender os planos de Deus — aqueles que só compreendemos anos depois, sabe? A carga de trabalho foi tanta que perdi a paixão pelo meu sonho. Mas mesmo assim, lancei minha nova coleção e o novo site… Gostei de tudo, mas não amei. O cansaço emocional havia ofuscado a paixão que antes sentia. Tinha dificuldades até para tirar fotos e organizar os pedidos para os envios.
No antigo espaço eu tinha prazer em fazer, já nesse segundo não queria atender ninguém e mesmo com todo o apoio da minha família, não consegui “segurar a onda.”
E por que estou contando tudo isso? Calma, você vai entender!
Mesmo com tudo se concretizando como sonhei, não consegui dar a atenção que ambos os negócios precisavam. Eu cuidava da Gestão e Marketing, enquanto meu marido ficava com a parte financeira e operacional. O desgaste era enorme, e só conseguíamos descansar de 3 a 4 horas por noite.
Fomos arrastados pelo crescimento, sem nos prepararmos para isso. Eu precisava estudar, gerenciar, treinar, liderar, fazer marketing e vender, enquanto meu marido se tornava um verdadeiro “faz-tudo” do negócio: pedreiro, encanador, eletricista. O apelido dele? Rodrigo Hilbert da ZN, devido às reformas incessantes.
Até que chegou um ponto em que não aguentamos mais a pressão e decidimos vender tudo!
Decidi queimar toda a coleção da PLUXY. Ter uma marca própria é um trabalho árduo e caro, haja dinheiro! Tive várias propostas, mas como tinha um apego emocional, queria que a marca fosse vendida para alguém que cuidasse dela. Após algumas negociações, vendi para a @carol.az22, que havia trabalhado comigo e é esposa do meu primo. Ainda bem que foi para eles, pois não passou muito tempo e acabei me arrependendo , mas não disse nada.
Quando ela e seu marido, que também tinham suas responsabilidades com 3 filhos e outra empresa, que é a @larc.tecnologia, me pediram ajuda para gerenciar a loja, orei muito antes de decidir comprá-la de volta.
Queria a confirmação de Deus, pois essa volta não estava nos meus planos. O foco era seguir com os meus cursos e consultorias após estruturar o @mestregustagastrobar.
Mas com tantas coisas, por que você decidiu voltar?
Decidimos comprar a loja de volta e continuar empreendendo em novas frentes, porque a mente de uma pessoa multipotencial não para nunca. E eu agradeço a Deus por essa decisão, pois o @mestregustagastrobar agora está totalmente estruturado para operar apenas com os colaboradores. O espaço de cima, onde era a loja, se transformou em hospedagem, o @mestregustarooftop é um local diferenciado e temático para jantares românticos ou locação pelo Airbnb.
Em 25 de Setembro de 2023, comemoramos três anos e tivemos a honra de receber muitos clientes da época da loja. Foram três anos de desafios, de lágrimas e orações para não desistir. Claro, a luta continua, mas conseguimos concluir a fase mais difícil de estruturação do negócio.
Então, a mensagem que fica aqui é: não se acomode. Não queira apenas viver de momentos fáceis. O sucesso exige sacrifícios, ultrapassar limites e vencer desafios. Tenha fé, confie em Deus e suporte o processo para viver seu propósito!
LEIA SOBRE A MISSÃO, VISÃO E VALORES DA MARCA NA ABA – SOBRE A MARCA
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